O que fazer quando com dor no joelho?

O que fazer quando com dor no joelho?

O joelho é uma grande e complexa articulação. Ele é composto de ossos, tendões, cartilagens, ligamentos e bolsas repletas de líquido que ajudam a lubrificar a articulação. Como carro chefe do organismo, também é vulnerável a lesões.

Quando ferido, o joelho responde com uma cascata de reações que conduzem à inflamação e reparação. Repetidas lesões e inflamações podem levar a dor progressiva no joelho, além de postergar a cura completa.

AVALIE OS SINTOMAS:

Os sintomas de uma lesão menor no joelho podem incluir:

  • Dor ao dobrar o joelho;
  • Dor ao caminhar ou subir e descer escadas;
  • Inchaço leve em uma área (logo abaixo ou na lateral do joelho);
  • Ranger ou estalar ao movimentar o joelho.

Se você sofrer uma lesão, é importante realizar os primeiros socorros o mais breve possível. Isto pode ajudar também em lesões de desgaste, como aquelas produzida pela tensão frequente em seu joelho, ou quando você não tem uma lesão específica conhecida. Neste caso, porém, você terá que chegar à causa da dor, ou esta poderá piorar. Se a dor persistir, o diagnóstico deverá ser feito por um médico.

REALIZE PRIMEIROS SOCORROS

Consulte um fisioterapeuta para terapia composta por: repouso, gelo, compressão e elevação.

  • Descanse o joelho. Não faça qualquer atividade que cause dor. Evite ficar em pé o maior tempo possível. Você pode precisar de apenas um ou dois dias de descanso para uma pequena lesão. Se precisar de mais tempo, deve ter ocorrido uma lesão mais grave que necessita de cuidados do seu médico.
  • Gelo. Aplique gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e inchaço no joelho. Os médicos aconselham a aplicação de gelo não mais de 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. A compressa fria caseira feita de ervilhas congeladas em um saco plástico se encaixa aos contornos do seu joelho. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano. Remova o gelo se área começar a ficar dormente. Não use gelo se você tiver diabetes, ou problemas em seus nervos ou vasos sanguíneos.
  • Compressão. Use uma faixa de compressão para reduzir o inchaço. A faixa elástica funciona bem. Enrole esta faixa em torno do seu joelho, tomando cuidado para não interromper o fluxo de sangue. Não use esta faixa durante a noite ou enquanto dorme.
  • Eleve o joelho acima do nível do coração para reduzir o inchaço e evitar o acúmulo de líquidos. Tente apoiar seu joelho em travesseiros enquanto está deitado na cama ou sentado em uma cadeira.

Consulte o seu médico, se:

  • Você não conseguir colocar o peso do seu corpo sobre o joelho;
  • O inchaço for muito grande;
  • Você não puder dobrar ou alongar a articulação do joelho;
  • A dor for intensa;
  • Dor no joelho persistir apesar do tratamento feito em casa.

FONTES:

- National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases. Q&A about knee problems.

- United States National Library of Medicine. National Institutes of Health. MedlinePlus. Knee injuries and disorders.

- UpToDate Patient information: Knee pain (beyond the basics).

- National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases. How are sprains and strains treated?


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