Dor

Dor

“DOR - Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores.”

IASP International Association for the Study of Pain

De acordo com o Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira – Neurocirurgião, Fac. De Medicina da USP: “A dor continua sendo uma das grandes preocupações da Humanidade. Desde os primórdios do ser humano, conforme sugerem alguns registros gráficos da pré-história e os vários documentos escritos ulteriormente, sempre se procurou esclarecer as razões que justificassem a ocorrência de dor e os procedimentos destinados a seu controle.

A expressão da dor varia não somente de um indivíduo para outro, mas também de acordo com as diferentes culturas” (...) A ocorrência de dor, especialmente crônica é crescente, talvez em decorrência de:

  • novos hábitos de vida;
  • maior longevidade do indivíduo;
  • prolongamento de sobrevida dos doentes com afecções clínicas naturalmente fatais;
  • modificações do ambiente em que vivemos; e provavelmente
  • do reconhecimento de novos quadros dolorosos e da aplicação de novos conceitos que traduzam seu significado.

Além de gerar estresses físicos e emocionais para os doentes e para os seus cuidadores, a dor é razão de fardo econômico e social para a sociedade. Se você sente qualquer tipo de dor nas regiões de músculos, tendões e articulações, procure um médico e um fisioterapeuta especializado.


Tratamentos